Joao Cruz's profile

ALLEGRO MA NON TROPPO - Documentary

Será a toxicodependência uma doença?
 
Em Lisboa, toxicodependentes com um problema de dependência de heroína, tentam, para reencontrar a dignidade há muito perdida, uma derradeira solução. Aderem voluntariamente a um programa de substituição desta droga, pela toma presencial diária, de Metadona. Assim, no anonimato nervoso da urbe, assiste-se a um curioso vai vem, à exaustão repetido pelos toxicodependentes em recuperação, que diariamente e a horas fixas, se concentram junto a carrinhas – unidades móveis – em discretos locais estacionadas, e preparadas para esse efeito.
Trata-se de um primeiro estádio dito de “redução de riscos”, que faz parte de uma rede de propostas faseadas, que visam a recuperação integral e definitiva daqueles que o programa considera “como doentes”.
A Metadona é um medicamento (opiáceo) que provoca habituação (adição) cuja administração neste contexto – de substituição – tem gerado desde o início alguma polémica. Por um lado, os que se opõem, lamentam sobretudo a oportunidade perdida de enriquecimento, que constitui o “ mercado do sofrimento”, por outro lado, não parece adquirido por todos que a toxicodependência seja mesmo uma doença…
ALLEGRO MA NON TROPPO - Documentary
Published:

ALLEGRO MA NON TROPPO - Documentary

Documentary audio Post-Production.

Published:

Creative Fields